sexta-feira, 17 de abril de 2009

Antônio Carlos

Prezado Joaquim,

Boa tarde!

Sou colecionador de vinis e acabo de ler seu fantástico blog. Há tempos que buscava informações tão precisas e essenciais referente à manutenção e cuidados com vinis. Possuo uma coleção pequena de vinis, porém procuro sempre informações para poder bem conservá-los. A maioria dos meus vinis (90%) são de origem européia e os demais são americanos e nacionais. Bom, se possível, gostaria de tirar algumas dúvidas com amigo. Obrigado, Antônio Carlos. Em 2009/4/09. Pergunto:

1) Adquiri há poucos dias um lote de 09 vinis com colecionador de São Paulo. Os vinis aparentemente estavam em boas condições, porém os mesmos estavam com bastante sujeira e fungos. Fiz a lavagem piamente conforme suas instruções no blog, porém alguns vinis quando executados, estalam como ovo na frigideira :) Verifiquei que os vinis estão bem conservados e sem arranhões, porém apresentam essa sonoridade insuportável. Resposta: Pode ser duas coisas: Insistência de pequenas sujidadades ainda nos sulcos, aí vale lavar de novo e, o mais provável, são micro arranhões que v. na sua emoção, não percebe! São fininhos, milhares, mas fazem a diferença. Certamente é isso. Agora troque sua agulha: Ela certamente já tem mais de 500 horas ou 2 anos. Será a energia estática? Energia estática não! Isso porque ela produz um estalo aqui, outro ali, os estalos são espaçados e discretos. Como retirá-la?? O amigo em sua nobre matéria, menciona uma pistola anti-estática. Essa pistola é eficiente mesmo? Sim, mas não é p'ro teu caso. Custa em torno de quantos dólares?? Consulte www.needledoctor.com em acessórios. Qual modelo você indicaria para mim??? Só tem um, a Zero Static. Serve pra tudo quanto é vinil. Ah! Os vinis que mais estalam é de uma boa consistência de pvc e bastantes pesados. Não tem nada a ver isso. Os menos consistentes apresentam menos estalos. (Idem) Tem algum relacionamento das espessuras de PVC com o nível de estalos e chiadeiras? Resp. Não.

2) Um desses vinis que comprei, inclusive o que mais está estalando, está com um pouco empenado no início da primeira faixa de ambos os lados. Como se trata de um empenagem parcial e curta existe um método mais simples do que as tábuas de mármore liso?

Resp. Não. E não são tábuas, são placas. O método é esse, senão v. vai aplicar só em um ponto e vai distender o resto do vinil. Tem que ser 2 meses sob duas placas lisas e lipíssimas e secas. Em local de sombra e com alguma ventilação durante o dia. Jamais sol próximo às placas. Poderia colocá-lo em baixo de livros Jamais faça isso! Livros são moles e não garantem a retidão das placas. porém bem protegido através de uma superfície limpa e lisa (porcelanato)? Nunca! Se o porcelanato quebrar com a variação de calor o diferença de pressão nos vários pontos da superficie dos livros, adeus teu vinil.

3) Admirei bastante a idéia dos 2 potes de sobremesa para proteger o selo no ato da lavagem, porém gostaria de uma explicação referente a sua montagem. Que tipo de pino deve-se comprar para unir ambos os potes? Resposta: Qualquer loja de parafusos vende aquele parafuso que é típico de fixar caibros de telhado. Ele mede e v. pede o parafuso borboleta p'ra ele. Só isso.

O papel cartão que você menciona é o mesmo de cartolina? Resp. Não. Papel cartão é grosso e cartolina é mole. Cuidado que tem falsos papéis-cartão por aí, moles à beça...

Antônio Carlos Jr. (DJ): Agradeço imensamente toda atenção e fico no aguardo de sua preciosa e importante ajuda.

Resp. Fique tranquilo que vai dar tudo certo. Agora, vinil cheio de micro risquinhos chia mesmo, e o pior é que a gente só vê contra a luz, pode a té ser a luz do sol por um ou dois segundos. Sol empena! Abraços, Joaquim.

Joaquim, um grande abraço e uma feliz Pácoa.

Feliz Páscoa p'ra você também. Abraços, Joaquim.