sexta-feira, 17 de abril de 2009

Rubens

Rubens - Em 2009/3/17
Olá Joaquim!

Meu nome é Rubens, sou do RJ e amante da música! Gosto de tudo um pouco e estou voltando a curtir meus bolachões dos anos 80 e início dos 90 (tenho 34 anos). Ou seja, passo longe de ser um audiófilo, maaaasssss... Quero ouvir os meus LP’s com alguma qualidade. Inclusive minha pretensão é adquirir novos albuns, mas, estes, apenas no exterior.
E por falar em importação, gostaria de saber como anda aquela sua proposta de criação de uma lei contra a taxação de impostos do nosso querido vinil comprado no exterior?
Ah sim, os seus blogs foram e estão sendo fontes de requissimas dicas pra mim!
Obrigado e boa sorte p’ra gente! ;)

Abracos,
Rubens.

Resposta:

Então vai uma sugestão: Compre sim, discos 180 g, 200 g importados, mas não menospreze jamais um disco de sebo, que uma vez bem inspecionado e lavado, toca igual a um novo. Eu, se v. morasse aqui, te mostraria vários exemplos.

Rubens: Não, longe de mim nenosprezar discos de sebo... Pelo contrário. Eu sempre fui rato de sebo! :) Revistas e livros velhos eram comigo mesmo! hehehe :) Mas pretendo comprar sim estes de 180g e 200g até pra ver a diferença, poder ter um disco audiofilo (apesar de eu nao ter equipamento pra isso)

Sobre a taxação: O movimento de taxação mixou. Os mais de 300 deputados com e-mails postados naquela comunidade sequer responderam. Desisti. Mas votarei nulo pra deputado, como prometi no perfil da comunidade.É uma pena. E parabéns pelo gosto! Qualquer dúvida estou aqui. Pergunte sempre.

Rubens: Obrigado e vou perguntar sim! :)

Mas mesmo os nossos LPs das antigas são assim tão bons?

Joaquim: Sim, são excepcionais. Tenho uns aqui super super bem prensados e masterizados AAA. Bethânia, Chico, Caetano, Maria Creuza e até uns comerciais da som livre, acredite! E foram comprados em sebo, a 1 real, e ultra-sujos. LP não morre, resiste. O LP tem validade indeterminada, não oxida igual a CD, não "solta camada", não "perde bits... É por isso que está voltando, é porque dura mais de 100 anos e ainda guarda a memória do Cantor e seu momento de gravação, história, nas belas capas e textos. Abraços, Joaquim. PS. Outra coisa: LP's antigos são na maioria AAA, e não DDD, como muitos hoje, o que te proporcionará som analógico puro, cheio e sem "photoshop" (Programas de digitalização, como o NAGRA).
Rubens: putz, que noticia boa!! :) Mas o que são estes AAA e DDD?
Respondendo: AAA - É a gravação ideal para quem gosta e reconhece como superior o som do vinil. Significa: A=Masterização analógica. A=Compressão, re-masterização analógica e Corte em analógico, sem interferências digitais (Sistema Living Stereo) A= Produto Final Analógico total. DDD: Primeiro D = Master digital (HDAAC, SACD, Blue-Ray, CD, etc.) D= Compressão, re-masterização e corte com presença de sofwares digitais. D= Produto digital, ou seja, um CD, SACD, X-CD, etc.

Abraços, Joaquim.

Oi Joaquim!
Obrigado primeiramente. Olha, é bom sim adquirir coisa nova, prensada 2009, tudo bem, mas as opções que existem aqui em sebo, vá por mim, há coleções que simplesmente estavam paradas, sujas, com plástico quebradiço até, e que, depois de lavados e re-lavados no meu método, ficam brilhando igual vidro novo! E os sulcos demonstram excelente qualidade além do FATO de que uma agulha nova, que varia de 4 micras a 16 micras (estéreo) ela nunca toca na mesma face do sulco onde tocou a antiga, o que pode te proporcionar SIMPLESMENTE A ESCUTA DE UM LP NOVO, vez que nesse aspecto o sulco está virgem!

Rubens disse: Interessante este seu comentario. Aliás, eu tenho MUITA coisa a aprender! :) Eu acredito que há muita coisa boa por um preço bom, justo. Pena que estou sem tempo nenhum pra dar um pulo em alguns sebos do Centro do Rio. Mas vou tirar um sábado pra isso. A proposito, eu juntei o material do seu site e imprimi pra estudar! hehehe :) Lá em casa tem uns discos bem antigos. alguns bem conservados, que eram do meu pai e minha mãe. Quando garoto eu curtia mais rock. Hoje continuo ouvindo rock, mas AMO MPB!! E por falar em capas... Ontem eu estava dando mais uma olhada nos meus discos com mais calma, pra já começar a limpa-los. E reparei que um LP da Clara Nunes está sem arranhões e a capa é linda! NINGUEM lá em casa sabia que a capa virava um pôster! hehehe Nunca vi anda igual! Esqueci o nome do album. :) E eu ja li o seu processo de limpeza mas vou ter que le-lo de novo. Eu só não vi no texto como fazer pra secar! hehehe :)
Mas tá lá como secar: V. coloca num escorredor de pratos de plástico. JAMAIS enxugue. Deixe secar espontaneamente.
Obrigado pela leitura do meu blog!
Abraços, Joaquim.